Drone pulverizador: qual vale a pena comprar em 2024
Conheça as vantagens, desvantagens e opções disponíveis no mercado brasileiro. Prepare-se para aumentar sua produtividade agrícola com essa tecnologia de ponta.
O agro tem se tornado ainda mais automatizado com tecnologias de precisão que garantem maior produtividade e redução nos custos de insumos agrícolas. Por isso, o drone pulverizador entra nesse novo cenário garantindo mais rapidez e precisão nas operações agrícolas.
Com drones como o DJI Agras T25, por exemplo, é possível cobrir até 12 hectares em uma hora de operação, produção semelhante à de um pulverizador tratorizado de arrasto com tanque de 600 litros. Além disso, também há economia de água para a cobertura da área e melhoria na eficácia da pulverização de até 30% a mais que a dos tratorizados de arrasto.
Por isso, se você está preparado para essa revolução e está em busca de aumentar sua produtividade e rentabilidade, este guia é para você.
- O que o drone pulverizador faz?
- Quais as vantagens e desvantagens da pulverização com drone?
- Quantos hectares faz um drone pulverizador por dia?
- Quanto tempo dura a bateria do drone pulverizador agrícola?
- Quem pode pilotar um drone pulverizador?
- Quanto custa para pulverizar um hectare com drone?
- Qual a vida útil de um drone?
- Por que investir em um drone pulverizador agrícola?
- Como escolher um drone?
- Quais as opções de drones pulverizadores disponíveis no Brasil?
O que o drone pulverizador faz?
Destinados ao controle de pragas e doenças no campo, os drones pulverizadores tem a capacidade de armazenar e pulverizar agroquímicos nas culturas desejadas de forma prática, rápida e com mais precisão.
Alguns modelos, como o DJI Agras T40, possuem recursos como captura de imagens e geração de mapas de planejamento. Assim, a pulverização com drones possui um padrão de aplicação que segue os mesmos parâmetros pré-estabelecidos na pulverização convencional.
Ou seja, antes de realizar o processo de pulverização é possível fazer uma avaliação da cultura alvo por meio de softwares que geram mapas sobre a faixa de aplicação. Após essa avaliação, é feita a escolha dos bicos adequados de acordo com a forma de jato, vazão do produto e a área de aplicação.
Cabe salientar que, assim como na pulverização convencional, também é necessário realizar o preparo do princípio ativo e da calda, conforme as ordens de adição e formulações. Com isso gerenciado, os planos de voo devem ser inseridos e o drone está pronto para iniciar a operação em campo.
Quais as vantagens e desvantagens da pulverização com drone?
Confira quais são as vantagens e desvantagens do drone pulverizador agrícola:
Vantagens do drone pulverizador
- Eficiência: por serem bem mais precisos, os drones têm a capacidade de pulverizar áreas com características diferentes, mas sempre com a mesma eficiência;
- Agilidade: mais rapidez na aplicação, permitindo cobrir grandes áreas em menos tempo.
- Economia de recursos: menos desperdício de defensivos e combustível, pois os drones aplicam apenas onde é necessário;
- Economia de mão de obra: já que a operação requer apenas um preparador de calda e um operador de drone;
- Acesso a terrenos declivosos: podem atingir áreas específicas, evitando danos às culturas vizinhas. Pode pulverizar em terrenos irregulares ou de difícil acesso;
- Conservação do solo: menor compactação do solo, comum em aplicações terrestres com tratores e outros equipamentos pesados;
- Sustentabilidade: economia de água devido ao uso de herbicidas concentrados;
- Flexibilidade de aplicação: se adapta a diferentes fases do cultivo;
- Redução de custo operacional: menores custos com combustível e manutenção comparado aos métodos tradicionais de pulverização.
Desvantagens do drone pulverizador agrícola
- Custo: alto preço de aquisição dos equipamentos;
- Treinamento: necessidade de treinamento específico e habilitação dos operadores;
- Planejamento: necessidade de planejamento prévio e monitoramento constante das operações;
- Capacidade: Limitação da capacidade do tanque e da autonomia de voo dos drones;
- Clima: dependência das condições meteorológicas para a realização das aplicações.
Quantos hectares faz um drone pulverizador por dia?
Para responder à pergunta sobre quantos hectares um drone pulveriza por dia, precisamos levar em consideração alguns aspectos, como o tipo de equipamento utilizado, capacidade de armazenamento dos defensivos agrícolas e autonomia de voo das baterias.
Em média, podemos dizer que os drones mais utilizados hoje no Brasil para essa finalidade conseguem pulverizar de 10 a 30 hectares de trabalho diário no campo.
Quanto tempo dura a bateria do drone pulverizador agrícola?
Um dos fatores importantes na viabilidade do pulverizador agrícola é a bateria. Elas fornecem a energia necessária para o voo e o funcionamento dos sistemas embarcados, precisando ser ofertada em quantidade, tensão e estabilidade adequadas.
As baterias de íons de lítio e LiPo são as mais utilizadas nesse meio, resultando em autonomias que variam entre 10 e 30 minutos.
Quem pode pilotar um drone pulverizador?
Piloto de drone agrícola é uma das profissões que entrou para as listas de cargos que estão em alta neste ano.
Para pilotar drones precisa, obrigatoriamente, ser aprovado no Curso de Aplicação Aeroagrícola Remota (CAAR), em uma escola habilitada pelo Ministério da Agricultura. Nesta formação, ele aprende a configurar drones e a manusear agrotóxicos.
No CAAR, além de saber sobre o funcionamento dos drones pulverizadores agrícolas, eles também aprendem a configurar o equipamento para que a aplicação ocorra de forma segura.
Quanto custa para pulverizar um hectare com drone?
Se você está interessado em realizar uma pulverização com drone, uma dúvida comum é saber quanto custa para pulverizar com drone. Uma estimativa geral é de uma faixa entre R$ 50 e R$ 150 por hectare.
Esse valor irá depender de fatores como o tipo de cultura, pois há espécies que requerem níveis diferentes de precisão e quantidade de defensivos.
Outro fator que afeta o valor é a distância e a acessibilidade do local, áreas mais remotas ou de difícil acesso podem influenciar no custo.
Qual a vida útil de um drone?
De forma geral, um drone possui uma vida útil de aproximadamente 200 ciclos de carregamento e descarregamento completo de sua bateria. Porém, é possível encontrar modelos de drones que oferecem suporte para baterias inteligentes com ciclos maiores — como o DJI T30 — que prometem até 1.000 ciclos de carga, bem como carregamento rápido em 10 minutos.
Após esse período, o tempo de voo pode diminuir em comparação com um drone novo. Para monitorar a vida útil do seu drone, alguns modelos permitem acessar a seção “bateria” no aplicativo do drone.
Por outro lado, para prolongar a vida útil do seu equipamento como um todo, é fundamental seguir algumas práticas recomendadas durante o uso:
- Faça a manutenção das peças e do drone;
- Antes de cada voo, verifique se todos os parafusos estão apertados, pois as vibrações do drone durante o voo podem afrouxar com o tempo e causar acidentes.
- Após cada voo, limpe o drone com um pano macio e sem fiapos para remover a poeira e sujeiras mais aparentes. Uma atenção para as lentes das câmeras e as hélices, pois quando há sujeira acumulada pode afetar o desempenho de voo;
- Fique atento às atualizações de firmware do drone e dos demais acessórios do equipamento;
- Armazene-o adequadamente para protegê-lo de potenciais danos causados pelas condições adversas;
- Evitar voar em condições adversas, como chuva forte ou vento;
- Nunca deixe a bateria do seu drone descarregada por longos períodos;
- Sempre siga as instruções do manual para carregar e armazenar a bateria corretamente.
Por que investir em um drone pulverizador agrícola em 2024?
Mesmo diante dos muitos benefícios citados, adquirir um drone para pulverização natural não é uma decisão fácil. Mas uma coisa é certa, os drones utilizados na pulverização são uma excelente forma de o agricultor ser mais produtivo, rentável e sustentável.
Para se ter uma ideia, o DJI Agras T40 tem capacidade para cobrir até 21 hectares em uma hora de trabalho. Essa produção é superior a um pulverizador tratorizado de arrasto tradicional.
Assim, além de aplicar defensivos agrícolas com uma eficiência superior a 30% se comparado aos tratores de arrasto, o drone para pulverização também permite economia de água.
Outro fator de estímulo sobre o uso dessa nova tecnologia no campo é o seu custo-benefício, que é muito melhor quando comparado a outras opções. Esse custo-benefício é conquistado por meio da redução dos custos operacionais, economia no uso de defensivos químicos e aumento significativo da produtividade.
Como escolher um drone?
Se está pensando em comprar um drone pulverizador agrícola é fundamental que você avalie alguns pontos importantes como:
1. Tempo de voo
Um drone com maior tempo de voo é mais eficiente, já que reduz a frequência de troca de bateria. Em geral, eles têm um tempo de voo de aproximadamente 10 a 30 minutos. Avalie também a capacidade da bateria e o tempo de recarga, pois isso impacta diretamente na produtividade das operações.
2. Tipo de câmera necessária
A câmera deve ter alta resolução e estabilização, pois durante o voo pode ocorrer turbulências, rotação de hélices e vento, resultando em imagens e vídeos de baixa qualidade. Verifique também se possui recursos adicionais como visão noturna, zoom óptico e sensores multiespectrais, que podem melhorar a precisão e a eficiência da pulverização.
3. Carga útil
Indica a área que pode ser coberta em um único voo. Uma carga útil maior aumenta a eficiência no trabalho agrícola e reduz os custos operacionais.
As capacidades mais comuns de drones pulverizadores variam entre 10, 12, 16 e 20 litros. Além disso, considere a capacidade de dispersão do drone, que pode afetar a quantidade de produto aplicado e a uniformidade da pulverização.
4. Faixa de transmissão
Opte por drones com um alcance de transmissão eficaz para atender às suas necessidades. A visão fornecida pelo drone agrícola deve ser boa para minimizar ou eliminar a necessidade de andar pela fazenda para verificar as plantações.
Para fornecer efetivamente todas as informações essenciais, o drone deve manter a transmissão. Os drones que cobrem toda a fazenda sem que o operador se mova são os preferidos.
5. Tamanho do tanque
A capacidade de carga de um pulverizador drone é uma característica importante a ser considerada ao adquirir um. Os litros do tanque ou sistema de pulverização mantido pelo drone determinam o nível de reabastecimento.
Se o drone tiver capacidades maiores, ele minimiza o número de abastecimentos à medida que o dispositivo funciona. O tamanho mais utilizado é o tanque de pulverização de drone agrícola de 16 litros.
6. Sistema de navegação e precisão
Verifique se o drone pulverizador possui sistemas avançados de navegação, como GPS, RTK (Real-Time Kinematic) e tecnologia de mapeamento. Esses recursos permitem maior precisão na aplicação e melhor planejamento de rotas, reduzindo o desperdício de insumos e garantindo uma cobertura mais uniforme.
7. Facilidade de uso e manutenção
Escolha um drone que seja fácil de operar e manter. Verifique a disponibilidade de suporte técnico, peças de reposição e serviços de manutenção. Drones com sistemas de montagem e desmontagem rápidos, bem como interfaces de usuário intuitivas, podem facilitar a operação e a manutenção.
Quais as opções de drones disponíveis no Brasil?
Agora que você já conhece os tipos de drones e como escolher um drone pulverizador agrícola, veja os modelos bem avaliados e disponíveis no mercado brasileiro:
DJI Agras T40
O DJI Agras T40 é um drone pulverizador agrícola com máxima eficiência e precisão nas operações agrícolas. Suas principais características são:
- Capacidade de carga de 40 kg para pulverização e 50 kg para dispersão;
- Detecção de obstáculos omnidirecional para maior segurança;
- Sistema duplo de pulverização, com gotas uniformes e uso eficiente de pesticidas;
- Drone versátil compatível com pulverização, dispersão e mapeamento;
- Resistente a água e corrosão;
- Eficiência energética de 15%;
- Captura de imagens UHD (4K) em tempo real e geração de mapas locais para planejamento de rotas.
De acordo com a DJI, esse drone pode ser vinculado ao Phantom 4 Multispectral, sendo um recurso ideal para culturas como arroz, algodão, soja e milho, proporcionando menor uso de pesticidas e maior produtividade. Com o Agras T40, a agricultura aérea se torna mais acessível, precisa e segura.
***
DJI T30
O DJI Agras T30 é um drone pulverizador eficiente com capacidade de carga de até 40 kg e soluções digitais que ajudam a reduzir o consumo de fertilizante e aumentar a produção agrícola. Uma das principais características deste drone são:
- Tanque de pulverização de 30 litros
- Sistema de radar esférico que detecta obstáculos em qualquer condição climática
- Proteção contra poeira, água e corrosão, aumentando a durabilidade do drone.
- Câmeras FPV duplas que proporcionam um monitoramento claro e visibilidade frontal e traseira durante o voo, facilitando operações noturnas com um holofote de alta luminosidade.
- Solução com gerenciamento de pomares e fazendas em 3D via smartphone com mapeamento e roteiros inteligentes.
- Suporte para baterias inteligentes, com garantia de 1.000 ciclos de carga, e com carregamento rápido em 10 minutos.
Com o Agras T30, a agricultura aérea se torna mais acessível, precisa e segura.
***
DJI Agras T25
O DJI Agras T25 é um drone ideal para pulverização de culturas e dispersão de sementes ou fertilizantes. Ele é compacto, dobrável e fácil de operar por uma única pessoa. Pode decolar e pousar em vários tipos de terreno.
Sua capacidade de carga é de até 20 kg de líquido ou 25 kg de materiais sólidos e pode cobrir até 12 hectares por hora na pulverização e até 1000 kg de grânulos por hora na dispersão.
É equipado com radares na parte da frente e na traseira e uma câmera de alta resolução, capaz de detectar obstáculos em várias direções. Funciona bem em vários tipos de terreno, e pode realizar operações automáticas ou ser controlado de forma manual.
Possui aspersores que produzem gotas uniformes e finas, sem risco de vazamentos. A vazão pode ser ajustada de acordo com as suas necessidades de aplicação.
Se você busca eficiência e segurança esse modelo é ideal para você pois foi testado várias vezes para garantir a segurança e a durabilidade. Ele proporciona economia de tempo, precisão e flexibilidade.
***
Ou seja, com a automatização no agro, os drones pulverizadores são uma ferramenta essencial para aumentar a produtividade e reduzir os custos operacionais. Eles oferecem mais precisão na aplicação de defensivos, economia de recursos e capacidade de operar em terrenos difíceis, que os tornam superiores aos métodos tradicionais.
Portanto, se você deseja comprar um drone pulverizador em 2024, avalie as suas necessidades, como tamanho da área a ser pulverizada, tipo de cultura e orçamento.
Pronto para adotar essa tecnologia e transformar suas operações agrícolas?
Confira mais opções de drone pulverizador disponíveis para compra, acessando esta página!
Sobre o Autor