iPhone 15 Pro Max será atualizado até 2028, garante Apple
Pela primeira vez, Apple deixa claro por quantos anos seus iPhones serão atualizados.
A Apple revelou que o iPhone 15 Pro Max será atualizado por um período mínimo de cinco anos a partir da data do seu lançamento. Ou seja, o mais recente aparelho top de linha da maçã deve receber atualizações até pelo menos 2028.
Tradicionalmente, a empresa atualiza seus iPhones por cinco ou seis anos. Porém, até agora, a Apple nunca havia se comprometido publicamente com um período mínimo de atualizações.
De acordo com o site Digital Trends, uma nova lei do Reino Unido forçou a Apple a deixar essa informação mais clara. Em uma declaração para fins regulatórios, a empresa diz que o dispositivo terá atualizações por no mínimo cinco anos a partir da primeira data de fornecimento.
Contudo, o documento não deixa claro o que será atualizado até 2028. Geralmente, marcas rivais prometem atualizações de sistema operacional por um determinado período, mas as atualizações de segurança ainda prosseguem por mais um tempo extra.
Isso ocorre porque, conforme o hardware envelhece, ele não possui recursos necessários para rodar novos (e mais pesados) sistemas operacionais. Já as atualizações de segurança servem para fazer correções e melhorias no sistema já instalado, melhorando a performance do aparelho e protegendo contra brechas que poderiam ser aproveitadas por hackers.
E no Android?
Atualmente, os novos aparelhos do Google e da Samsung vêm prometendo atualizações de sistema e segurança com prazos generosos, chegando até sete anos para os seus novos aparelhos.
É o caso, por exemplo, da linha Galaxy S24. Os modelos S24, S24+ e S24 Ultra deverão receber atualizações de segurança e novas gerações do Android até 2031. Já as demais linhas da Samsung vêm prometendo prazos de quatro anos ou cinco anos.
Por outro lado, vale destacar que ao atualizar para um novo sistema operacional, pode ocorrer de alguns novos recursos sejam limitados em aparelhos mais antigos. Isso acontece no caso de ser adicionada uma nova função no sistema que demande de um maior poder de processamento, superior ao que o smartphone consegue rodar.
De qualquer forma, a notícia de que novos aparelhos – de diferentes marcas – estão ganhando garantias de vários anos de atualizações mostra uma mudança positiva da indústria. Agora, as fabricantes estão desenhando smartphones cada vez mais robustos, que podem funcionar por vários anos antes de precisarem ser trocados.
Já entrou no nosso canal de ofertas? Acesse aqui agora e economize na sua próxima compra!
Sobre o Autor